Sendo a América um país de imigrantes, a sua história e literatura refletem a saga migratória, as lutas e as conquistas dos recém-chegados que a adoptaram como segunda pátria. A nova vivência na América, em geral moldada pelo trabalho árduo, sacrifício e solidão, surge como o resultado de uma esperança inviolável em alcançar sucesso e de uma coragem sem limites para enfrentar a nova vida.
Os novos imigrantes venceram desafios, ultrapassaram dificuldades de diversa ordem, adoptaram um novo sistema social e profissional e novas maneiras de pensar. E, embora a língua materna tivesse sido inicialmente um elo de ligação indispensável, um factor estabilizador e fulcral elemento de identificação, bem como a razão determinante de alguns padrões de fixação geográfica, os imigrantes aperceberam-se da necessidade, importância e urgência de se integrarem o mais rapidamente possível na nova sociedade de acolhimento.
As comunidades imigrantes portuguesas na Califórnia não fugiram à regra. Lançaram raízes, mas procuraram, a todo o custo, algo que as mantivesse afectivamente ligados à sua terra natal, sua cultura, costumes e tradições. Quer nas horas de maior provação, isolamento e solidão, quer nas ocasiões de celebração dos sucessos alcançados, a sua forte crença e espiritualidade, a vivência da sua fé e religiosidade foram o consolo, a celebração, a companhia e o porto seguro, a matriz da sua nova experiência.
Integrados na vivência das paróquias das áreas onde viviam, doando generosamente terrenos e meios, estabelecendo pequenas capelas e outros lugares de culto, construindo os seus próprios templos quando as dimensões comunitárias o permitiam e o dinamismo dos seus líderes o ditava, a comunidade portuguesa da Califórnia bem poderá orgulhar-se do espólio e património religioso construído ao longo de mais de século e meio de presença na costa do Pacífico dos Estados Unidos.
A história desta jornada dos imigrantes portugueses na California está agora amplamente documentada na nova publicação Power of the Spirit: A Spiritual Journey of Building Churches and Faith in California da editora comunitária Portuguese Heritage Publications.
Este livro, numa edição de luxo, a cores, com capa rígida, narra nas suas 320 páginas a história de 40 comunidades de fé e igrejas, muitas delas construídas pelos portugueses, como a Igreja da Imaculada Conceição em Hawkinsville, no norte da Califórnia, Santa Isabel em Sacramento, St. Joseph em Oakland, Cinco Chagas em San José, Nossa Senhora da Assunção dos Portugueses em Turlock, Santa Agnes em San Diego, entre outras. Capta também a história de dezenas de igrejas em que os portugueses, dada a sua forte presença demográfica em determinados períodos, da sua religiosidade profunda e da sua força de vontade, desempenharam um papel fundamental na sua construção, expansão, e na disponibilização da liderança necessária para transformar a igreja edifício, em Igreja Apostólica. Por fim, esta publicação inclui uma secção com mais de uma centena de resenhas biográficas do clero português e luso-americano que acarinhou a vivência religiosa dos portugueses na Califórnia.
Apoiados por dezenas de voluntários, Joe Machado, Ferreira Moreno e José do Couto Rodrigues dedicaram mais de dois anos à pesquisa cuidadosa deste importante aspecto da história da presença portuguesa na California. O livro tem um Prefácio de Carlos César, ex-presidente do Governo Regional dos Açores, e uma introdução do Bispo luso-americano Clarence Silva, da Diocese de Honolulu, Hawaii.
A presença das igrejas portuguesas por todo o estado da Califórnia é um marco indelével da obra e capacidade empreendedora dos portugueses e do seu espírito de abnegação e boa vontade.
Portuguese Heritage Publications é uma editora comunitária, sem fins lucrativos, gerida por voluntários, que se dedica á pesquisa e disseminação da experiência dos portugueses no Estado da Califórnia, para fins educativos. Para mais informações sobre esta editora e as suas 20 publicações consulte o website: www.PortugueseBooks.Org
Voltar para Livros |